Localização:

InícioPortfólioAmpliação e Reabilitação da ETAR de Arreigada
Ampliação e Reabilitação da ETAR de Arreigada

Projeto da Ampliação e Reabilitação da ETAR de Arreigada em Paços de Ferreira

Cliente: Câmara Municipal de Paços de Ferreira

Caraterização do projeto: O projeto de execução prevê a ampliação e reabilitação da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) da Arreigada, em Paços de Ferreira.
O projeto para a ampliação e reabilitação da ETAR da Arreigada tem como objetivo fundamental a redução da poluição do rio Ferreira, dando-se cumprimento à Diretiva de Águas Residuais Urbanas – Diretiva 91/271/CEE, do Conselho, de 21/05 (DARU).
A ETAR encontra-se subdimensionada, pelo que funciona muito acima da capacidade instalada, recorrendo com frequência ao bypass do sistema. Desta forma, o efluente é descarregado no meio recetor com um nível de tratamento inadequado ou mesmo sem qualquer tratamento.
Importa ainda relevar que, em período de estiagem, o rio Ferreira apresenta um caudal muito reduzido, o que agrava o impacto da descarga naquela massa de água.
Para fazer face a esta situação, a instalação será dotada de um sistema de tratamento do tipo Membrane Bioreactor (MBR), com membranas de ultrafiltração, o que terá impactos significativos na qualidade do rio Ferreira.
A ETAR, após a empreitada, apresentará uma capacidade para tratamento de 10.000 m3/dia e um caudal de ponta da ordem dos 1.000 m3/h.
Voltar a ver todos