Localização:

InícioPortfólioConstrução do Intercetor de Rio Tinto
Construção do Intercetor de Rio Tinto

Reunião das descargas das ETAR do Freixo e de Rio Tinto e entrega no Rio Douro

Clientes: Câmara Municipal de Gondomar e Águas do Porto, E.M.

Caraterização do projeto: A Hidrofunção elaborou o projeto de execução e o projeto técnico de candidatura a fundos comunitários, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) do Portugal 2020, para a Construção do Intercetor de Rio Tinto.

Este projeto, da maior relevância para os municípios do Porto e de Gondomar, será realizado em parceria entre a Câmara Municipal de Gondomar (CMG), Câmara Municipal do Porto (CMP), Águas do Porto, E.M. (Águas do Porto) e Agência Portuguesa do Ambiente I.P. (APA). A obra prevê a reunião das descargas da água tratada pelas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) do Freixo e de Rio Tinto e entrega direta no Rio Douro. Esta solução contribuirá para a despoluição do Rio Tinto, permitindo uma maior aproximação da população a este recurso natural que se encontra particularmente degradado.

O projeto inclui:
  • A reabilitação de sensivelmente 1.250 m do intercetor DN800 afluente à ETAR do Meiral;
  • A construção do novo intercetor DN800 entre as descargas da ETAR do Meiral e a ETAR do Freixo com extensão de cerca de 3.200 m;
  • A construção do novo intercetor DN1400 entre a reunião das descargas da ETAR do Meiral e da ETAR do Freixo e a descarga final no rio Douro com extensão de perto de 750 m. De notar que grande parte do troço DN1400 será executado através de método sem abertura de vala, nomeadamente na travessia sob a rotunda do Freixo.
Voltar a ver todos