Localização:

InícioNotíciasConstrução do intercetor de Rio Tinto
Construção do intercetor de Rio Tinto
01 2015

Publicado por Hidrofunção na categoria Projetos
Palavras-chave: intercetor, Rio Tinto, POSEUR


Reunião das descargas das ETAR do Freixo e de Rio Tinto e entrega no Rio Douro


A Hidrofunção elaborou ao longo dos últimos meses o projeto técnico de candidatura a fundos comunitários, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) do Portugal 2020, para a Construção do Intercetor de Rio Tinto.

Este projeto, da maior relevância para os municípios do Porto e de Gondomar, será realizado em parceria entre a Câmara Municipal de Gondomar (CMG), Câmara Municipal do Porto (CMP), Águas do Porto, E.M. (Águas do Porto) e Agência Portuguesa do Ambiente I.P. (APA).

A obra prevê a reunião das descargas da água tratada pelas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) do Freixo e de Rio Tinto e entrega direta no Rio Douro. Esta solução contribuirá para a despoluição do Rio Tinto, permitindo uma maior aproximação da população a este recurso natural que se encontra particularmente degradado.

O intercetor será implantado ao longo das margens do Rio Tinto, atravessando zonas de maior vulnerabilidade, em pleno leito de cheia, que apresentam sinais evidentes de erosão e instabilidade das margens. A união das descargas das duas ETAR possibilitará a despoluição do Rio Tinto, contribuindo para a melhoria do estado desta massa de água, bem como a valorização do ecossistema ribeirinho e a mitigação de inundações.

No passado dia 28/08/2015 foi assinado o protocolo entre as entidades envolvidas. Foi ainda realizada uma visita ao local de intervenção com a participação dos Presidentes da CMG, Dr. Marco Martins, da CMP, Dr. Rui Moreira, da Águas do Porto, Eng. Matos Fernandes, bem como do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Eng. Jorge Moreira da Silva, e da APA, representada pelo Eng. Pimenta Machado.

A visita foi registada em reportagem do Porto Canal: